TEORIAS EVOLUCIONISTAS DE LAMARCK, DARWIN, NEODARWINISMO.
A Teoria da Evolução é um conceito utilizado na biologia para indicar que a variação das espécies é o resultado de um processo gradativo de evolução. Esta ideia contrapõe a Teoria Criacionista de que o universo foi criado por Deus.
Darwin e Lamarck são os grandes nomes da Teoria da Evolução, sendo o primeiro criador do conceito de evolução das espécies através da seleção natural, e o segundo propõe uma modificação dos seres por meio dos caracteres adquiridos.
As principais diferenças entre as Teorias do Darwinismo (Darwin) e do Lamarckismo (Lamarck) são:
LAMARCK
• O meio cria necessidades que induzem mudanças nos hábitos e nas formas dos indivíduos. Para Lamarck a evolução das espécies ocorre devido as modificações que são impostas pelo meio em que vivem.
• As novas características são adquiridas pelo uso ou desuso repetido de um órgão ou parte do corpo. Define que, de acordo com a utilização de um determinado membro este seria desenvolvido. Da mesma forma, aquele que fosse pouco utilizado poderia reduzir o seu tamanho ao longo das gerações.
• As características adquiridas são transmitidas aos seus descendentes, ou seja, todas as mudanças desenvolvidas pelas espécies são herdadas pelos seus descendentes.
DARWIN
• Estabelece a seleção natural como mecanismo da evolução.
• O meio exerce uma seleção natural que favorece os indivíduos portadores das características mais apropriadas para um determinado ambiente e em um determinado tempo. Esta seleção é dividida em três tipos: direcional, estabilizadora e disruptiva.
• No centro de uma população, certos indivíduos apresentam características que lhes conferem uma melhor adaptação em relação ao outro.
• Os mais aptos vivem mais tempo, reproduzem mais e transmitem as suas características aos descendentes.
• Darwin diz que as espécies evoluem através do processo de descendência, sendo estes modificados dando origem às outras espécies.
NEODARWINISMO
O neodarwinismo é baseado nas ideias de Darwin e considera que as mutações gênicas e a recombinação gênica geram a variabilidade gênica entre as espécies. Essa variabilidade sofre uma seleção natural gerando indivíduos adaptados às condições do meio.
Comentários
Postar um comentário