Alimentos Transgênicos
Todo transgênico é um organismo geneticamente modificados (OGM) que recebeu pelo menos um gene de outro ser vivo pertencente a uma espécie diferente.
Os transgênicos só puderam ser desenvolvidos a partir da combinação de diferentes técnicas, derivadas da tecnologia do DNA recombinante como, por exemplo, amplificação do DNA (permite fazer cópias de uma região do genoma), clonagem gênica (permite transferir fragmento de DNA entre organismos) e sequenciamento (permite a identificação e leitura dos genes).
Para o desenvolvimento de um organismo transgênico são necessários muitos anos de pesquisa.
O trabalho envolve cientistas de diversas áreas do conhecimento, a exemplo de biologia molecular, genética, bioquímica, bioinformática e agronomia.
Transformação genética em plantas
A transformação genética é a introdução controlada do gene selecionado, no genoma do organismo receptor, sem causar danos.
No entanto, existem diferentes técnicas de regeneração e por isso devem ser padronizadas de acordo com a espécie vegetal a ser transformada.
Dessa forma, transformar uma célula nada mais é do que “abrir uma porta” para que o gene de interesse consiga “entrar” e se integrar com o genoma dessa célula.
Após o crescimento do tecido vegetal em laboratório é preciso confirmar a eficiência de expressão das características genéticas e proceder aos testes de avaliação de biossegurança, garantindo que organismo não represente nenhum risco à saúde e ao meio ambiente antes que seja inserido no sistema produtivo.
Comentários
Postar um comentário